Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Fui promovido a gestor. Como faço para acompanhar as demandas?

Publicado por:
01 jan

7.5trainees

Acabei de ser promovido a gestor de uma equipe. Devo delegar todas as tarefas e só esperar os resultados?

Um erro muito comum entre os líderes é não acompanhar todas as demandas de trabalho delegadas. Muito se engana o gestor que acredita que, tendo passado uma tarefa, ela será executada a contento. Apenas delegar a atividade a pessoas com a competência técnica necessária não é garantia de sucesso.

Como gestor, é possível que não seja você quem vá executar uma determinada demanda, mas é sua responsabilidade acompanhar e garantir que ela seja bem executada. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

– Mantenha sempre aberto o canal de comunicação com a equipe, com reuniões sistemáticas e pauta da conversa elaborada com antecedência para não deixar passar pontos importantes;

– Sempre que uma nova demanda for delegada, esclareça quais resultados são esperados e os prazos para conclusão;

– Alinhe sempre com a equipe quais processos serão necessários para concluir determinado projeto, evitante erros durante o percurso.

Por fim, nunca acredite que todos os integrantes da equipe entenderam 100% do que o trabalho pede. Pergunte sempre se precisam de alguma orientação ou informação adicional que facilite a conclusão da tarefa. Lembre-se que a monitoração do trabalho antes de vencer o prazo é fundamental para corrigir possíveis erros. A falta de acompanhamento pode ser um dos grandes equívocos cometidos por gestores de primeira viagem.