Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Truque de Mestre: a importância da perspectiva

Publicado por:
25 dez

03.21

Quem já assistiu ao filme “Truque de Mestre” talvez não tenha se dado conta sobre uma frase dita por um dos personagens: “Chegue perto, mais perto. Quanto mais perto você estiver, mais fácil será te enganar.” Essa estratégia, muito utilizada por ilusionistas, nos traz uma boa reflexão sobre resolução de problemas.

Toda vez que estamos trabalhando em um projeto, nosso envolvimento é fundamental. Conhecer as variáveis, analisar possíveis soluções e montar uma estratégia de execução são etapas importantes da resolução de problemas. Mas o que muitos esquecem é que quando estamos muito envolvidos com uma situação, podemos deixar de perceber aspectos relevantes e que poderão impactar nos resultados.

Para evitar que nosso envolvimento atrapalhe, uma estratégia pode ser a elaboração de projetos em equipe. O trabalho em conjunto poderá ser rico, uma vez que cada profissional envolvido terá uma forma diferente de ver a mesma questão.

Outra dica é sempre mostrar o que esta sendo desenvolvido para outras pessoas que não estejam relacionadas diretamente com seu trabalho: perguntar se está claro e objetivo, se elas sentem falta de algum aspecto ou se encontram falhas.

Antes de fechar, distancie-se um pouco do assunto em questão e foque em outras tarefas. Refrescar a cabeça sobre o tema pode lhe trazer grandes insights. O importante é mudar a perspectiva, olhando o trabalho sob vários ângulos. Assim, descobrir as falhas “no truque” pode ser bem mais fácil e isso pode trazer mais qualidade para seu trabalho!