Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A difícil tarefa de se ambientar na nova empresa

Publicado por:
19 jun

04.3

Entrar em um novo ambiente sempre traz certo estranhamento e demanda tempo para adaptação. Com um novo emprego não é diferente, e o desafio é ainda maior para aqueles que estão começando a carreira. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica, então cuidado com os primeiros dias de trabalho, seja cauteloso com a postura adotada, saiba ouvir e observe a dinâmica da empresa.

O programa de integração adotado por várias corporações pode ajudar neste momento, pois apresenta a estrutura de gestão, as normas, os valores e a missão da empresa. Mas cabe ao novo empregado ou estagiário observar como são os comportamentos (o que não é dito nos manuais) e como as pessoas se relacionam no dia a dia.

Se existir um tutor responsável por apoiar a ambientação, melhor ainda. Caso não, solicitar ajuda aos mais antigos, sair para almocar com os colegas, participar das atividades e estar com os olhos e ouvidos atentos são boas estratégias para entender melhor o ambiente.

O mais importante neste processo é tentar compreender o estilo e como os valores da organização se expressam, identificando as convergências do projeto da empresa com seu planejamento profissional antes de posicionar-se sobre algumas questões. Se perceber que o ambiente é receptivo a sugestões, mesmo dos mais novos, arrisque a dar sua opinião.