Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Comecei o curso e não era o que eu esperava. E agora?

Publicado por:
12 jun

02.41

Escolher uma carreira é algo extremamente difícil. Muitas vezes, o jovem se depara com mais de uma opção e fica em dúvida sobre qual escolher. Depois que a decisão é tomada, chega a hora de enfrentar a concorrência por uma vaga na universidade e quando ela é finalmente conquistada, é só comemorar, certo? Nem sempre. Dados das universidades e de orientadores profissionais revelam que cerca de 30% dos jovens desistem de um curso de graduação logo no início, no primeiro ou no segundo ano.

Os motivos são variados. Uns se desmotivam ao se depararem com uma série de disciplinas que não parecem ter muito a ver com a carreira escolhida; outros acabam se frustrando ao perceberem que o mercado de trabalho da área é seletivo e exigente, ou que o retorno financeiro não é o que imaginavam. Seja qual for a causa da decepção, é muito importante pensar que mudar de curso significa construir outro rumo e dar início a uma nova e longa caminhada.

Não tomar decisões precipitadas é essencial neste momento, pois passado o primeiro ano, o jovem começa a se deparar com disciplinas mais relacionadas com a carreira em si e pode se encantar com a profissão de vez. Se mesmo assim a desmotivação persistir, é hora de buscar, novamente, uma orientação profissional. Vale a pena também conversar com professores e com profissionais das áreas pretendidas para conhecer as perspectivas de atuação futura, evitando surpresas. E se realmente decidir mudar, vá em frente. Sempre é tempo de redirecionar a carreira e buscar algo com o qual se identifica.