Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Estratégia de carreira

Publicado por:
04 jun

01.4 1

Muitas empresas já vêm praticando, ao fim de cada ano, o planejamento estratégico de suas atividades. Além de traçarem objetivos a curto, médio e longo prazos, avaliam suas forças e fraquezas e procuram criar condições para se tornarem mais competitivas e eficientes. Por outro lado, ainda são poucos os profissionais que tratam da mesma forma as suas carreiras. Eles não sabem o que estão perdendo, sem uma estratégia de carreira!

Se você quer de fato turbinar sua carreira e aumentar sua empregabilidade, não se deixe levar pelo acaso. Nada de simplesmente “Vou deixar a vida me levar”. Essa passividade não faz bem nem garante qualquer segurança ou estabilidade. Ao contrário: a médio prazo, ao lado de uma crescente insatisfação, ela vai diminuindo as chances de sucesso profissional.

O que vale para as empresas também vale para a sua carreira. Por isso, não perca tempo: pense estrategicamente. No começo, pergunte a si mesmo o que quer fazer e onde quer estar, considerando um intervalo de cinco anos. Esse é o seu alvo estratégico. A cada ano, faça o mapa de suas forças e fraquezas, definindo o desafio a ser superado, assim como suas prioridades e metas e o que deve fazer para alcançá-las. É sempre bom também confirmar se o que definiu como alvo estratégico ainda é pertinente ou precisa ser atualizado. Para acompanhar o processo, monitore seu desempenho uma vez por mês. À medida que houver uma sistematização desse acompanhamento, você verá que as coisas começarão a mudar. A prática o ajudará a dar consistência aos seus projetos.

Como o mercado está cada vez mais dinâmico, inclusive com o surgimento de novas áreas de atuação e especialização, você, de posse de tal estratégia, vai estar muito mais antenado para direcionar sua carreira rumo às oportunidades que realmente contam para o futuro desejado. Faça como as empresas de sucesso: viva, na prática, o seu planejamento. No mais, siga o seu sonho. Boa sorte!