Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Oportunidade: como se preparar?

Publicado por:
30 abr

03.91 (1)

Ao se deparar com uma oportunidade de emprego ou estágio, o que fazer? O primeiro passo é a preparação do currículo, seu cartão de visita corporativo. Sobre ele, é preciso saber: o bom currículo mostra aquilo que é interessante para a vaga oferecida.

Nele, devem constar: dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail; um objetivo claro quanto às suas pretensões para atuação naquele cargo; a formação e os principais cursos relacionados à oportunidade em questão; as três últimas experiências, com data de entrada e saída e um breve descritivo das atividades desenvolvidas; referências profissionais, que só devem ser incluídas se forem de pessoas relacionadas ao campo profissional do candidato; e faixa de pretensão salarial, quando solicitada.

Em síntese: é preciso ser claro e focar o cargo pretendido. Preencher páginas e mais páginas com informações desnecessárias não impressiona nenhum avaliador. Ao contrário, arranha a imagem do profissional.

Feito o currículo, o segundo passo deve ser preparar-se para a entrevista. Para isso, mantenha-se atualizado. Procure listar as últimas leituras a que teve acesso (livros, revistas, etc.) e não saia de casa sem ler o jornal do dia. Na hora da entrevista, seja objetivo e encare o papel de profissional interessado na vaga. Você está ali para falar do profissional que você é. Essa é a característica que deve ficar mais evidente. Busque o equilíbrio entre a naturalidade e a formalidade.

Outro aspecto importante que auxilia na entrevista é o conhecimento que o profissional deve ter de si mesmo. O autoconhecimento está diretamente ligado à empregabilidade. O profissional precisa se conhecer, ter clareza de seus pontos fortes e suas vulnerabilidades e, acima de tudo, precisa saber aonde quer chegar.

O terceiro e último ponto, porém não menos importante: informar-se sobre a empresa que oferece a vaga. Visite o site e converse com pessoas que já a conhecem. Essa demonstração de interesse é ponto para você.

Comentários

Deixe o seu comentário