Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Oportunidades de crescimento: de olho no próprio gramado

Publicado por:
09 abr

01.81 (2)

Muito se tem falado em apagão de mão de obra em Pernambuco. Mas o que isso significa? Significa que faltam profissionais capacitados no mercado. Resultado: diante da dificuldade de contratar, as empresas têm duas opções. Ou importam mão de obra qualificada de outros estados e até mesmo de fora do País ou capacitam seus próprios técnicos. A primeira alternativa, além de mais cara, não proporciona a devida contribuição ao desenvolvimento dos profissionais da região e não mobiliza a equipe para o crescimento profissional. Essa é uma das razões para as organizações estarem investindo cada vez mais em capacitação.

Mas se, por um lado, as empresas precisam dar mais visibilidade ao que oferecem, por outro os profissionais devem aproveitar melhor as oportunidades que estão sendo oferecidas. Muitos deles são recém-chegados ao mercado, e poucos se dão conta das vantagens existentes no seu próprio ambiente de trabalho. Na ânsia de ascender rapidamente na carreira e obter sucesso imediato, a maioria tem preferido manter o olho no “gramado do vizinho” (que é sempre mais verde), em vez de enxergar as reais chances de crescimento de que as empresas dispõem. Assim, terminam mudando constantemente de emprego sem antes ter aproveitado o que de melhor o antigo trabalho oferecia à sua formação.

Considerando essa perspectiva, é importante que você se pergunte: A organização onde trabalho oferece programas de desenvolvimento? Promove treinamentos técnicos ou cursos de aperfeiçoamento? Possui profissionais que me acompanham e estão dispostos a me ensinar? Dá oportunidade de crescimento aos profissionais da casa? E mais: No meu dia a dia de trabalho, tenho aprendido novas técnicas ou adquirido novos conhecimentos? Tenho tido contato com pessoal mais experiente da área? Tenho tido acesso a informações importantes sobre o dinamismo do mercado onde atuo?

Se você respondeu sim à maioria das perguntas acima, é porque essa empresa lhe oferece muitas vantagens. Talvez mais do que as que você consegue enxergar.

No início da carreira, é importante saber reconhecer as oportunidades e aproveitá-las bem. Para a sua formação profissional, quanto mais conhecimento e experiência você adquirir, mais capacitado estará para alçar voos mais elevados. Por isso, ainda que você mantenha um olho na vizinhança, procure voltar o outro para dentro do seu próprio gramado. Pode ser que nele já rolem os atrativos que mais interessam…

Comentários

  • dvb t em 20/04/13

    Thank you for any other great article. The place else may anybody get that type of info in such an ideal way of writing? I’ve a presentation subsequent week, and I’m on the look for such info.

Deixe o seu comentário