Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Empregabilidade 2

Publicado por:
26 mar

03.21

O que uma empresa espera de um profissional? Se você pensou em algo como um bom currículo, acertou — mas em parte. Isso porque o perfil esperado pelo mercado de trabalho mudou. As habilidades técnicas estão sendo associadas à postura do profissional e ao comprometimento com a empresa, que não busca apenas funcionários: busca parceiros.

A postura do profissional é que vai determinar sua importância dentro da organização, que precisa enxergá-lo como fundamental na construção do futuro. Nesse contexto, não há mais espaço para os burocratas. Para quem está ingressando no mercado de trabalho, vale uma dica: procure adaptar sua base de conhecimentos à nova realidade exigida.

Em termos práticos, existe uma lista básica de competências que a empresa espera de você para tê-lo como “parceiro indispensável”. Iniciativa, antecipação e capacidade de resolver problemas são características fundamentais. Além delas, a disponibilidade, o engajamento, a fidelidade e, acima de tudo, a ética compõem o “retrato” de um profissional qualificado.

Para completar as competências exigidas pela empresa, o profissional deve também cultivar hábitos que valorizem sua imagem no mercado, tais como: curiosidade para o aprendizado, persistência, boa apresentação pessoal, habilidade para trabalhar em equipe e manutenção de uma rede de contatos (network). Além disso, deve ter uma marca pessoal estabelecida, como bom humor, pontualidade, cordialidade, etc.

Como se vê, o caminho da empregabilidade, hoje em dia, conta com diversas variáveis. Contemplar todas elas não é fácil, mas procurar atendê-las é o melhor meio para chegar aonde se deseja.