Como conciliar trabalho e qualidade de vida
Meu dia a dia está cada vez mais corrido e sinto que muitas vezes não estou dando conta de tudo o que preciso fazer, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Como conciliar melhor as obrigações do trabalho, as tarefas de casa e ainda ter uma boa qualidade de vida?
Este é, atualmente, um dos maiores desafios de grande parte dos profissionais. Porém, não existe uma fórmula mágica que funcione para todas as pessoas, afinal, cada indivíduo é único e tem uma realidade bem singular, com demandas e exigências diferentes dos demais. A única coisa certa é que um dia tem apenas 24 horas, por isso, planejamento e organização são palavras de ordem para quem precisa dar conta das responsabilidades da vida profissional, ser bem sucedido no trabalho, cuidar da vida pessoal e da família.
No entanto, é preciso registrar que quando falamos em qualidade de vida, isso não significa trabalhar menos. Significa ter tempo para cuidar da saúde, ter uma alimentação saudável e balanceada diariamente, investir em momentos de lazer, e dormir o tempo necessário para o descanso físico.
Neste caminho, planejar a própria rotina em função do que é possível e necessário realizar, e não do que você deseja fazer, sempre levando em conta o fator tempo, faz toda a diferença. Depois, fazer acontecer este planejamento é a “chave” para seguir na direção do objetivo desejado. Quando a lista de prioridades do dia não acontece, o resultado é um desordenamento que gera a angústia, a desmotivação e o sentimento de que você não está dando conta das suas responsabilidades.
Por isso, lembre-se sempre: planejar é diferente de realizar, imprevistos e falhas no planejamento acontecem. Quanto mais seguimos esse “lema”, mais vamos nos aperfeiçoando na prática do planejamento e, consequentemente, conquistamos uma rotina menos estressante e com mais tempo para cuidar do que não pode deixar de ser feito.