Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado para não ser irresponsável com a própria carreira

Publicado por:
27 jun

06.1 motivação11

Diante de um cenário econômico instável, em que as oportunidades de emprego estão reduzidas, os profissionais precisam estar mais abertos para encarar desafios às vezes diferentes do seu projeto de carreira. Entretanto, essa flexibilidade, apesar de necessária, tem que ser feita com cuidado.

Muitas vezes, diante de pressão de estar sem emprego e da falta de oportunidade na sua área de atuação, os profissionais precisam ampliar os horizontes e partir em busca de vagas em funções diferentes daquelas onde têm a experiência já consolidada. Mas é preciso, antes de tudo, cuidar para não cair em armadilhas, como mudar radicalmente de trajetória profissional, entrar em empresas que não agregam ao currículo ou até mesmo se colocar em uma situação de incompetência.

Isso porque quando resolvemos concorrer a um cargo sobre o qual não temos conhecimento nem experiência, com funções que não dominamos ou não temos afinidade, corremos um sério risco de fracassar, o que com certeza deixará uma mancha em nosso currículo. Vale lembrar que a mudança de rota pode ser uma oportunidade ou uma ameação à carreira profissional, quando não há perfil requerido ou identificação com a nova atividade.

Tenha visibilidade de até onde você pode ir, quais são as suas competências e quais funções tem capacidade de assumir. Se não tem facilidade com cálculos, por exemplo, não se coloque em um cargo que exija lidar com números. Ou se não tem disponibilidade para viajar várias vezes ao mês, não concorra a uma função em que viajar seja exigência.

E caso opte realmente por uma mudança mais radical, antes de assumir, veja o que precisa ser ajustado para que tenha êxito. Planeje junto com a empresa os investimentos e as condições que serão necessárias para que os resultados possam ser alcançados, considerando o seu momento de aprendizado ou adaptação.