Grupos de trabalho exigem pactuação de expectativas
Criar grupos de trabalho tem sido uma boa alternativa quando as empresas querem encontrar soluções para problemas específicos ou desenvolver algo novo, considerando diferentes conhecimentos e pontos de vista. Porém, trabalhar em grupo é sempre exigente e requer alguns cuidados.
Os grupos são cada vez mais comuns na realidade das organizações, pois se configuram como a melhor maneira de reunir conhecimentos considerando as diferentes áreas da empresa. Entretanto, é preciso considerar que uma pessoa não funciona exatamente da mesma forma que outra. Por isso, antes de começar qualquer grupo de trabalho, é necessário fazer um alinhamento de expectativas.
É essencial estabelecer os objetivos do projeto, os resultados que são esperados, a metodologia de trabalho, definir horários de início e fim e o papel de cada integrante no grupo, elegendo alguém para a função de coordenação. É recomendável deixar tudo sistematizado em um documento, evitando dúvidas e mal-entendidos. Além disso, o registro permitirá que o coordenador do grupo revisite periodicamente este conteúdo pactuado inicialmente e faça os ajustes sempre que preciso. Quando se trabalha em conjunto, as expectativas podem mudar e quando isso acontece a produtividade em geral, cai.
Portanto, uma dica: se você faz parte de algum grupo de trabalho e vem percebendo que ele não está funcionando como deveria, experimente rediscutir as expectativas. É uma forma eficiente de reestabelecer o propósito da equipe e retomar a produção.