Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Tenho medo de falar nas reuniões de trabalho

Publicado por:
03 nov

10.11

Saber expor as ideias nos espaços e momentos adequados também é diferencial de competitividade para os profissionais. Quem sabe se comunicar tem mais chances de se destacar numa entrevista de emprego e nas reuniões de trabalho. O receio de falar na presença de um grupo maior de pessoas pode afastar boas oportunidades.

Muitas vezes, essa insegurança é resquício de experiências vividas na escola ou faculdade, para aqueles que sempre tiveram dificuldades na apresentação dos trabalhos em grupo, por exemplo. Não se pode negar que algumas pessoas são mais desinibidas que outras, mas é importante compreender que, na vida, se posicionar é fundamental.

Quando o profissional é chamado para participar de uma reunião, por exemplo, para discutir determinado assunto, deve entender que esta é uma ótima oportunidade para mostrar que tem conhecimento e que pode contribuir ainda mais. Pode ser a chance que faltava para ser convidado a participar de fóruns mais estratégicos e abrir caminhos para atingir outros estágios na sua carreira.

No mercado de trabalho os desafios já são mais que suficientes, não vale perder boas oportunidades por ter medo de falar. Na dúvida é melhor arriscar e falar, quando sabe que tem algo a contribuir. Só assim é possível ganhar experiência e confiança ao colocar suas ideias. Claro, que também é preciso ter cuidado com as palavras que irá usar, organizar as ideias e ficar atento às reações à sua fala, pois irão sinalizar se está ou não indo no caminho certo.