Organizando seu espaço de trabalho
Cada profissional possui uma forma particular de organizar seu espaço individual de trabalho. Existem aqueles extremamente organizados e também os que vivem com pilhas de papéis e objetos espalhados. Entretanto, é preciso lembrar que a arrumação e limpeza desses espaços é responsabilidade de cada um e que pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para o clima organizacional.
Todos os anos, é fundamental fazer uma reorganização do seu espaço e do material de trabalho. Arquivar pastas não utilizadas, jogar fora papéis que não servem mais e fazer uma limpeza nas gavetas são algumas das atividades que precisam ser realizadas periodicamente.
Sabe-se, entretanto, que no ambiente de trabalho cada pessoa desenvolve uma maneira de ordenar seu espaço de forma a facilitar o processo produtivo. Mas, independente do estilo de cada um, é importante ter alguns cuidados:
• Limite seu espaço para não invadir a mesa do outro, especialmente quando trabalha em “baias”;
• Os espaços coletivos são ótimos para a integração, mas exigem a garantia mínima de um padrão. Evite personalizar demais. Tudo bem usar fotos da família ou do namorado (a) como decoração, mas evite imagens que expõem demais sua vida. Nada de fotos sem camisa ou em trajes mínimos;
• Poder ou não comer na sala de trabalho vai variar de acordo com as normas da empresa, mas mesmo quando é permitido, você deve evitar levar alimentos com odor forte. Por via das dúvidas, é melhor dar uma pausa para fazer o lanche na copa ou em outro local mais apropriado;
• Caso faça um lanche no espaço de trabalho, descarte o lixo imediatamente. Afinal, ninguém quer uma mesa com restos de comida e formigas em cima;
• Quando terminar um trabalho, arquive imediatamente os documentos. Assim, não perderá tempo procurando-os depois.
Por mais banal que pareça, pequenos cuidados com a arrumação no ambiente de trabalho podem garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar a motivação do profissional. Além disso, empresas bem ordenadas passam uma sensação de confiabilidade aos clientes.