A vida como ela é: como administrar as expectativas em relação à empresa?
Todo novo emprego vem associado a um conjunto de expectativas: a possibilidade de realizar-se profissionalmente, um bom clima no ambiente de trabalho, colegas acessíveis, crescimento na carreira. Como em toda nova experiência, ter um quê de fantasia faz parte. Entretanto, é preciso saber administrar as expectativas.
Após o período inicial de “enamoramento” com a nova empresa, é natural que o empregado caia na real e veja que, como em todos os lugares, também existem problemas e dificuldades. Então, como fazer para não se desanimar quando as expectativas não condizem com a realidade?
Primeiro, deve-se fazer um teste de consistência entre o que se esperava e a realidade. Pesquise sobre a empresa e compreenda sua cultura. Converse com os profissionais que trabalham lá há mais tempo, especialmente com o RH e seu futuro gestor. Esse conhecimento pode ajudar a mapear se suas expectativas estão elevadas demais.
Analise se os valores e a missão da organização são convergentes com os seus e se seu projeto individual de carreira pode ter pontos de semelhança com o que a empresa faz. Além disso, esteja preparado para enfrentar dificuldades. Elas fazem parte de qualquer situação. Mesmo as empresas com boa classificação nos estudos sobre os melhores lugares para se trabalhar têm pontos que podem gerar desconforto para o profissional.
Lembre-se que você está sendo contratado para resolver algo, entregar resultados e cooperar com a estratégia da organização. Procure alinhar as expectativas depositadas em você com o futuro contratante. Monte uma estratégia para atingi-las e seja resiliente.
É importante não esquecer que normalmente achamos que o gramado do vizinho é mais verde. Por isso, dê uma boa olhada antes de pisar nesse novo terreno.