A situação não vai mudar se você não falar com sua equipe
Um profissional de sua equipe fez uma crítica sobre um colega? Um empregado entregou um trabalho incompleto ou com qualidade abaixo do esperado? Pode ser difícil para o gestor lidar com esses problemas, entretanto, às vezes uma simples conversa pode ser a solução.
Um aspecto difícil para muitos gestores é fazer intervenções necessárias na equipe no momento em que se deparam com uma situação desagradável. Alguns se incomodam com a repetição de comportamentos e atitudes que são equivocados ou que prejudicam o ambiente de trabalho. Entretanto, só se ressentir não vai ajudar a melhorar tais comportamentos, nem a desenvolver suas equipes.
Nesses casos, uma ferramenta importante para o gestor é a comunicação. Quando um integrante da equipe fala mal de outro, por exemplo, o ideal é chamar em particular e orientar sobre a necessidade de conversar diretamente com o colega criticado sobre a dificuldade ou desentendimento que está ocorrendo.
E quando o resultado apresentado por um profissional não está condizente com o que é esperado? A saída é mostrar a ele onde está o problema, elogiar o que está bem feito e perguntar quais as dificuldades ele está tendo para realizar suas tarefas demandas. E se os erros estiverem acontecendo com mais de uma pessoa da equipe, talvez seja a hora de marcar reuniões de acompanhamento. Elas permitem um melhor direcionamento e alinhamento.
É preciso desenvolver a habilidade de dizer o que é relevante para a execução das tarefas, explicitar expectativas, informar resultados desejados e enquadrar os comportamentos inadequados. E lembre-se que mesmo orientando, os erros podem se repetir. Será necessária uma dose de paciência até o padrão ser internalizado. Com essas atitudes a tendência é que sua equipe fique mais confiante e apurada.