A importância de adequar a comunicação
Já falamos anteriormente sobre a importância da clareza, da objetividade e de atentar para o uso correto do português na comunicação profissional. Entretanto, outro ponto onde devemos ter muita atenção é na adequação dos meios que utilizamos para transmitir mensagens dentro do ambiente de trabalho.
Manter uma comunicação sem ruídos é um dos fatores primordiais para se manter um bom relacionamento e, também, o correto desenvolvimento das demandas dentro de uma empresa. Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar o conteúdo da mensagem que se quer passar e qual é o seu público-alvo, para então decidir como deve transmiti-la.
Por exemplo, se você precisar falar para alguém sobre um assunto que possui pontos de conflito, será que o e-mail é a forma mais adequada de dizê-lo? Muitas vezes, a troca de mensagens eletrônicas pode gerar mal-entendidos, seja do conteúdo ou até mesmo do tom usado. Por isso, é melhor falar pessoalmente e apenas registrar depois o que foi acertado por e-mail.
Isso também vale para assuntos que precisam de um retorno urgente, já que nem sempre todos estão disponíveis para acessar e-mail a qualquer hora do dia. Nesses casos, falar pessoalmente, telefonar ou até mesmo mandar uma mensagem por WhatsApp são as opções mais rápidas e seguras.
A adaptação da linguagem utilizada também deve ser um ponto de atenção. Quando o discurso for direcionado para um público mais jovem, por exemplo, é interessante utilizar um texto mais curto, direto e objetivo. Mas se a mensagem for endereçada para pessoas com mais idade ou de cargos mais elevados, que exijam formalidade, o conteúdo pode ser mais rebuscado.