Diversidade e respeito às diferenças
Cada vez mais as equipes de trabalho são compostas por pessoas de diferentes origens e culturas. Num país com dimensões continentais como o Brasil, a composição das equipes por pessoas de diferentes regiões é uma realidade.
No mundo, de maneira geral, as empresas tem buscado profissionais que possam apresentar resultados, independente de sua nacionalidade. Em um país com dimensões continentais, como o Brasil, a composição das equipes por pessoas de diferentes regiões é uma realidade e traz muitas exigências para os profissionais e gestores no que diz respeito à formação de equipes de trabalho.
Esses fatos alertam para a necessidade dos profissionais aprenderem a lidar e respeitar as diferenças. Conhecer as diferenças culturais e procurar ajudar a adaptação de um profissional de outra região ou país pode ser bem simpático e colabora para o bom clima de trabalho na organização. Trabalhar seus preconceitos também é fundamental. Cuide para não tratar o outro com base em estereótipos. Pense sempre em como gostaria de ser tratado, caso fosse você o novato.
Por parte dos gestores e da própria organização, valorizar a diversidade é fundamental. Equipes com formações e origens diversas podem ter muito mais facilidade em criar soluções e flexibilidade para adaptar-se a novas realidades de mercado. Aproveitar isso é importante para obter resultados. Formas de pensar e experiência diferentes podem ser muito ricas para tratar as questões do dia a dia profissional e para inovar. Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade!