Desafios para a contratação de bons profissionais e o que fazer para ser visto
Encontrar um bom profissional não é tarefa fácil. Isso se deve a diversos fatores como qualificação disponível no mercado e competição pelos melhores, além de conseguir pessoas com projetos de carreira convergentes aos da empresa. Mas quais são os maiores desafios para quem está contratando? E o que os candidatos mais qualificados procuram?
Uma pesquisa divulgada pela rede virtual de negócios LinkedIn aponta que um dos grandes desafios atuais para a contratação, especialmente dos jovens, é a competição entre as empresas, atrelada à imagem e aos pacotes de remuneração. Isso é uma realidade em países como África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Holanda e França.
Muitos das lideranças pesquisadas apontaram a marca como um diferencial para atrair bons profissionais, o que reforça a importância da imagem da organização como fator de decisão quando o candidato tem que escolher. Essa também é uma realidade no Brasil. Para aumentar seu alcance, as redes sociais têm um papel fundamental e a presença na mídia digital é uma tendência. Passou a ser uma necessidade para todas as organizações, nos diversos segmentos de negócio.
E o profissional, o que deve fazer para estar nessa disputa? Além de ter boa qualificação para a área pretendida, com atualizações periódicas, ele precisa estar com seu currículo em dia.
No Brasil, as empresas se utilizam de diversas fontes online na hora de recrutar, e estar presente nelas é essencial. Cadastrar-se nos sites de empresas de recrutamento e ter perfis nas redes sociais com foco no mercado de trabalho é fundamental. Portanto, cuidar do seu currículo digital também passou a ser importante na busca por uma colocação. Atualizá-lo periodicamente é um tarefa essencial. E lembre-se: em momentos de maior dificuldade no mercado, como o vivido no país atualmente, os profissionais com melhor formação e visibilidade saem na frente.