Cuidado com o vazamento de informações
Muitas vezes, nas rodas de amigos, é comum conversarmos sobre nosso trabalho. Há pontos que podemos falar sem constrangimento, como, por exemplo, serviços oferecidos, novos produtos já lançados, valores da empresa e conquistas recentes. Entretanto, é importante ter muito cuidado para não acabar revelando, sem querer, informações estratégicas.
Dados de clientes, faturamento da empresa – quando essa informação não estiver aberta ao público, como nos casos de empresas que estão na bolsa – e produtos em desenvolvimento, são informações que devem ser mantidas, exclusivamente, dentro do ambiente corporativo.
Outra situação que merece atenção redobrada é quando um novo contrato está para ser fechado. Não é indicado ficar contando vantagem por ter um grande cliente em potencial. Essa informação, além de ser confidencial, pode gerar o efeito contrário. O cliente pode perder a confiança no seu trabalho e na sua empresa, antes mesmo de consolidar o contrato.
Definições estratégicas também não devem ser comentadas na roda de amigos ou até mesmo em família. Nunca se sabe como aquela informação pode ser interpretada ou usada. É importante lembrar que ser guardião da confidencialidade é papel de todos dentro da organização, independente da área e do cargo ocupado.