Como lidar com doenças familiares no ambiente de trabalho?
Muitas vezes, nos deparamos com situações difíceis na vida pessoal e que terão impacto direto no nosso dia a dia profissional. Em um caso, por exemplo, de uma doença grave na família, é muito difícil que isso não afete a sua rotina.
É comum, inicialmente, não querermos dividir essa situação com colegas ou com o gestor, mas situações como essa podem requerer um suporte maior, principalmente da sua equipe de trabalho.
Caso você precise se ausentar no horário de expediente para acompanhar o tratamento de um ente querido, por exemplo, é importante conversar com seu gerente e buscar conjuntamente alternativas para dar conta das atividades que não podem ser delegadas. Além disso, distribuir algumas atividades pode ser um ponto importante para não passar a ideia de descompromisso e não prejudicar os resultados.
Mesmo que você não queira que as pessoas saibam da situação, apenas faltar ao trabalho ou pedir constantemente para sair mais cedo, pode passar a ideia errada sobre você. Contar com alguns suportes pode ser imprescindível nesse momento. Pedir ajuda é fundamental e você pode ser surpreendido pela solidariedade daqueles que te cercam.