Você conhece as normas da sua empresa?
A grande maioria das empresas contam com um Regimento Interno ou Código de Conduta, onde constam as regras que permeiam as relações profissionais e atitudes esperadas de seus empregados.
É fundamental que o profissional, ao assumir um cargo em uma nova companhia, procure conhecer essas normas e orientações para não deslizar na hora de se relacionar, seja com colegas, fornecedores ou clientes. Saber, por exemplo, se pode aceitar um brinde ou se um determinado tipo de roupa é permitido são atitudes que falam do cuidado com a imagem pessoal e profissional.
Outro aspecto que não pode ser esquecido é a exposição em redes sociais de assuntos pertinentes apenas à empresa, ou até mesmo uma exposição pessoal excessiva, atitudes que podem prejudicar a imagem do empregado ou gerar problemas para a organização.
Mesmo que não exista uma cartilha oficial elaborada, isso não é justificativa para que o empregado se descuide da sua conduta. Conhecer os valores da empresa e observar o comportamento de outros integrantes da equipe é fundamental, já que cuidar das relações é muito importante na busca pelo sucesso profissional.