É mesmo urgente?
Quem nunca se sentiu “soterrado” pelas demandas do dia a dia que atire a primeira pedra. Cada vez mais, é comum vermos muitas pessoas se queixando de não conseguir dar conta das demandas do trabalho, de casa e da família. Mas o que deve ser feito para lidar da melhor forma com essa pressão?
Organizar o dia é fundamental, mas se você não souber negar alguns pedidos, todo o planejamento vai por água abaixo. Quando o gestor pede algo de última hora, ou quando você recebe a missão de “apagar um incêndio”, é fundamental ter estratégias para lidar com isso.
Um assunto urgente, geralmente, é algo que era importante, mas que não foi cuidado a tempo. Portanto, depois de resolvido o problema, procure analisar as razões da demanda da última hora e se há alternativas para minimizar a chance de acontecer novamente.
Mantenha o foco no que é estratégico e importante para a empresa. E pergunte se aquela demanda não pode ficar para mais tarde. Renegocie prazos e não se deixe levar pela “Síndrome do Super-Homem”, tendência de assumir mais responsabilidades do que é possível cumprir.
Lembre-se de que seu dia continua com 24 horas, apesar da quantidade crescente de trabalho. Não tente controlar e participar de tudo, pois colocar algo novo na agenda de compromissos requer que outras coisas sejam deixadas para depois.
Saber lidar com as demandas urgentes é mais uma das habilidades fundamentais do profissional. Desenvolver essa capacidade é cada vez mais importante.