Mídias Sociais Profissionais
A utilização das mídias sociais requer uma série de cuidados a que os jovens, muitas vezes, não estão acostumados. Quando se trata das redes sociais profissionais, então, essa atenção deve ser redobrada, pois é a imagem do profissional no mercado de trabalho que está em jogo.
Embora algumas vezes a ansiedade para expandir a network seja grande, é preciso evitar o convite a pessoas com as quais não se teve tanto contato anterior. Sair adicionando profissionais que não reconhecerão você, além de ser inconveniente, pode causar a impressão de desespero. Os convites virtuais devem ser precedidos de, pelo menos, uma apresentação formal — e real. Se você já foi apresentado ou já se apresentou em algum evento ou reunião a um profissional com quem queira manter contato, não tem problema adicioná-lo à sua rede virtual, mas é bom pedir permissão. Antes disso, pode parecer um pouco forçado.
Na hora de publicar conteúdos, é importante ter bom-senso. Se o propósito da rede é ser um ambiente profissional on-line, não cabe a divulgação de fotos em situações íntimas ou com roupas de banho, por exemplo, além de informações pessoais que não vão acrescentar nada ao seu perfil profissional.
Já que o objetivo é mostrar sua experiência e trocar ideias e contatos com outros profissionais da área, é fundamental disponibilizar algumas informações sobre a sua carreira. Contudo, esteja atento para não passar a ideia de estar procurando emprego, pois esse não é exatamente o foco da rede social.
Vale lembrar também que mídias sociais como o Twitter, que contêm perfis variados e permitem publicações de interesses diversos, pode ser — e é, muitas vezes — utilizada com foco profissional. Os cuidados com essas publicações, portanto, devem ser os mesmos.
Por último, mas não menos importante, lembre-se de que o bom uso do português é essencial para criar uma boa imagem. Escrita correta, clareza e objetividade são requisitos que não são dispensados mesmo na web, onde, pelo senso comum, acredita-se haver maior liberdade na linguagem utilizada.