Comunicação: a grande aliada
Na edição anterior, a Conexão Profissional abordou o marketing pessoal, observando que a comunicação é um dos seus mais importantes recursos. Agora, falaremos um pouco mais a respeito desse recurso e do seu papel ao longo da trajetória de um profissional.
O termo comunicação é normalmente associado a mídia, a meios de informação de massa. Mas é a comunicação interpessoal, aquela que se pratica diariamente, a grande aliada na conquista de oportunidades. Comunicar significa tornar comum, e isso implica troca, partilha. Em outras palavras: comunicar não é simplesmente transmitir informações, é compartilhá-las, numa via de mão dupla. Portanto, uma boa comunicação requer atenção à mensagem e também ao receptor — é fundamental saber se ele a compreendeu.
Durante a vida escolar, inclusive na universidade, prevalece o foco na comunicação escrita em detrimento da oralidade. Isso ajuda a criar mitos como o de que só os extrovertidos se comunicam bem ou o de que os comunicativos são dotados de um talento especial. No mercado de trabalho, embora a comunicação escrita seja importante, ocorre o contrário: usa-se mais frequentemente a comunicação oral.
Comunicar-se bem é tão importante quanto ter uma boa bagagem de conhecimentos ou uma formação sólida. Isso porque, num primeiro contato, essa habilidade pode representar um diferencial. Em processos seletivos, pessoas comunicativas são bastante valorizadas. Essa característica é associada a pontos positivos, como poder de negociação, potencial de liderança e capacidade de se relacionar bem. Aos que desejam um dia liderar equipes, vale lembrar que se comunicar e se relacionar bem é pré-requisito.
Para não desperdiçar a oportunidade de causar uma boa primeira impressão — e para mantê-la no dia a dia —, algumas dicas de como se comunicar bem:
• Prestar atenção à forma e ao conteúdo.
• Identificar o interlocutor e utilizar um discurso adequado.
• Evitar falar muito e ouvir pouco — buscar a justa medida.
• Ao se comunicar por escrito, ter cuidado com a forma de tratamento e o uso da língua; outro detalhe: assinar sempre.
Qualquer pessoa pode se comunicar bem: basta estar atento à própria postura, à mensagem e ao receptor. Lembre-se: a comunicação é uma troca. Não consiste em “se livrar” da informação, e sim em compartilhá-la com outra pessoa, que desenvolverá uma impressão a respeito. Procure se comunicar com clareza para que essa impressão seja positiva: um indício de boas oportunidades na sua carreira.